terça-feira, 20 de outubro de 2009

Três dias em Pequim (2ª parte)











Good morning sunshine!
Está um belo dia… de nevoeiro, poluição, muito calor e muita humidade, para variar! Começámos pela old town, perto do nosso hotel. Realmente não tem nada a ver como resto da cidade. De uma escala megalómana passamos para espaços minúsculos onde parece que as pessoas se atropelam mas apenas nós nos atrapalhamos porque eles orientam-se perfeitamente. Toda a zona da old town parece um mercado, de lojas com cerca de 10m2, não são 100, são mesmo 10m2 onde a parte da frente é loja e atrás a casa, ou melhor, um amontoado de colchões ou beliches com espaço para um fogão também. Os cheiros nas ruas são estranhos e muito intensos!
As distâncias são grandes e, por vez à escala megalómana, vimos o Olympic Stadium “Bird Nest”, o “Water Cube” e mais alguns edifícios dos jogos olímpicos 2008. De barriga vazia e esfomeados, fomos até ao Wangfujing, a shopping street onde fomos almoçar e onde vimos os escorpiões, as baratas, os cavalos marinhos… tudo em espetadas (alguns vivos) prontos a assar a pedido do cliente! Não chegámos a experimentar mas vai ser ponto obrigatório na volta!
Nesse dia ainda fomos ver o CCTV, que ainda não está totalmente acabado, assim como a torre ao lado que ardeu em construção.
Antes do jantar o Knud (nosso professor) mostrou-nos a Silk Shop que aparece também no livro do Lonely Planet. Minha nossa!! É tão agressivo! Ficámos so meia hora e mesmo assim pareceu demais. Loja com cerca de 7 pisos em que os empregados de cada miniloja nos chama, agarra, puxa, prede, insulta e às vezes bate! Até comprarmos alguma coisa. È complicado sair de lá, mas coisa é certa, qualquer que seja o preço que eles digam, a nossa proposta é sempre 1/10 e se não aceitarem ao fim de algum tempo, começamos a vir embora que eles dizem logo “Ok Ok Ok” lol
Para acabar bem a noite, fomos experimentar um restaurante japonês. Sushi e com bastante sakê (álcool quentinho) à mistura, saímos de lá bem tortos e com um rombo de 10 euros cada um. Quando chegámos ao hotel, a bela da cervejinha a 4 yuang (de 0,68l… precisão na medida) ou seja, 0,40euros no pátio e uma boa conversa numa noite quente, desta vez com a presença do professor e a sua “história” do porquê o Tibete.
Está na hora de dormir e mesmo assim só vão ser quatro horitas de sono…
Hasta*
fotos: Cidade Olimpica (Bird Nest e Water Cube); CCTV e torre que ardeu; Old Town; Wanfujing

Sem comentários:

Enviar um comentário