sexta-feira, 23 de outubro de 2009

TIBETE _ primeiras impressões



De uma humidade excessiva de Beijing, passámos para um calor intenso e hiper-seco em Lhasa. Mal saímos do avião, sentimos o ar a ser sugado e, mesmo passado um mês parece que há dias em que o ar nunca é suficiente, em que respirar fundo é uma constante insuficiente! Mal chegámos recebemos as "catas", são uns lenços brancos que significam respeito e servem para dar as boas vindas =)

No entanto, apesar da sensação sufocante, a paisagem enche-nos os olhos com cores tão vivas, com um contraste exagerado entre as montanhas, o azul das águas e o verde seco e amarelo torrado das poucas arvores no planalto entre o aeroporto e a cidade, que significa quase duas horas de viagem num minibus.
Tal como em Pequim, as pessoas, os carros, motas e bicicletas misturam-se nas ruas e, apesar de parecerem sempre caóticos, não se tocam, não se vêem acidentes…
Lhasa tem duas partes distintas, a old town, exactamente com as imagens que nos fascinam e a parte nova, completamente dominada por um carácter chinês. Duas escalas diferentes que não parecem a mesma cidade! Mas uma coisa é comum, a presença constanste de peregrinos e das suas prostrações.

Sem comentários:

Enviar um comentário